Ensinar a gostar de ler.

image

Eu sempre gostei de ler. Nunca tive o hábito de ouvir alguém contando histórias pra mim em casa. Via meu pai lendo, mas ele não lia histórias. Minha mãe contava história mas não lia. Me apaixonei pelos livros via escola. Por um bom tempo de minha vida gastei mais dinheiro com livros do que com qualquer outro objeto. Sou tomada pelo desejo de beber o mundo. Quando João nasceu um dos primeiro presentes que ele ganhou meu foi um livro de banho que vinha com um brinquedo. No início ele só brincava, depois passou a entender que tinha uma história e já ficava esperando as bagunças da hora do banho à medida que a história ia sendo contada. Sim, incuti em João o amor pelos livros. Ele tem praticamente a mesma quantidade de livros e brinquedos. Sofia vai no mesmo caminho. Todas as noites nos deitamos os três na minha cama para lermos 2 livros. Faz parte da nossa rotina. Vozes diferentes, risadas de bruxa, livros em inglês, muitas histórias preferidas lidas com auxílio deles (que já sabem o que fazer em cada parte delas). Sabe as tardes de sábado que você está com as crianças sem ter pra onde ir? Procura uma contação numa livraria…é um passeio muito legal esse do mundo dos livros.

Para começar, o banco Itaú (www.itaucom.br)  tem sido um ótimo aliado. Esses sãos os livros que eu solicitei e chegaram ontem. É só entrar no site fazer a solicitação. Não precisa ser correntista. Demora mais ou menos um mês da solicitação à chegada.

image

Junto com ele vem um folheto com as seguintes dicas para os que quiserem começar essa viagem diária em casa:

1- Organize seu tempo e leia para uma criança – Separe uma parte do seu tempo exclusivamente para ler.

2- Deixe a criança sentir os livros – Sentir, tocar, faz parte do aprendizado.

3- Leia a história em vez de contá-la – Ler um texto em voz alta garante o acesso da criança ao universo da escrita.

4-Valorize o livro – Os livros infantis são ricos não só em relação aos textos mas também às ilustrações e ao projeto gráfico.

5-Permita à criança expressar-se enquanto você lê – O envolvimento torna a leitura mais significativa.

6- Convide pessoas de diversas faixas etárias para ler –  Ótima oportunidade para a troca de experiências.

image

Boa leitura!