Internet Também é Lugar de Criança, Ora Pois..

2726_gekjpg

Novidade nenhuma nisso, tem? Qual criança não adora brincar na internet? Pode ser desenhar, assitir desenho, pintar ou ver vídeos sobre vídeo-games (esta é a nova mania do meu filho…aprender a passar nas fases dos jogos vendo vídeos de outras pessoas jogando). Como nem sempre dá pra ficar de olho no que eles estão navegando, especialmente se você estiver sozinha com mais de 1 filho em casa, faço uma sugestão aos que tem filhos com mais de 3 anos. Que tal criar um perfil só pra ele? Com tudo que ele precisa ali, à mão, fácil de encontrar. Fizemos isso pra João. Ele tem a senha dele e TUDO que ele gosta no desktop quando abre. Aliás, este post é pra isso, com as férias batendo à porta, vamos nos preparar…que tal algumas sugestões para os seus pequenos?

1- TV CULTURA – http://cmais.com.br/maiscrianca

Que mãe não ama a TV Cultura? Imagine se a programação deles pra internet seria qualquer coisinha??. NUNCA. NEVER. JAMAIS. Aqui você encontrará jogos, atividades adequadas para a idade do seu filho, seja lá que idade for.

2- AKATU MIRIM – http://www.akatumirim.org.br/

Que tal manter o tema reciclagem vivo na mente deles nas férias também. O hábito tem que ser válido ora vida real e virtual. Nesse site tudo está ligado à reciclagem. Tem até um joguinho sobre como consertar o celular ao invés de jogá-lo no lixo. Muito legal.

3- CANAL KIDS – http://www.canalkids.com.br/

Este é bem recheado. Apoiado pela Unesco, Unicef e governo do Brasil, ele não só traz joguinhos legais como tem uma kidspedia. É isso aí. Uma enciclopédia para ajudar nas pesquisas escolares do fundamental 1 e 2. Muito útil. Eles podem pesquisar por palavra ou por matéria.

4- club penguin – http://www.clubpenguin.com.br/

Este é um site da Disney. Há a opção de fazer asdinatura ou conta grátis mas os pais têm que autorizar via ativação por e-mail que tipo de segurança querem no site. Tem joguinhos, as crianças escolhem um nome e a cor de seu pinguim, adotar bichos de estimação e cuidar deles além de conversar com amigos no bate-papo, este pode ser aberto (eles escrevem o que quiserem) ou controlado (com frases pré-definidas), os pais decidem o nível da segurança.

5- CLUBINHO SABESP – http://www.clubpenguin.com.br/

Este é para os AMIGOS DA NATUREZA. Atividades e jogos com foco na economia da água.

6- DISCOVERY KIDS – http://discoverykidsbrasil.uol.com.br/

Este é mais conhecido de todos os pais. Mas em consideração aos pais cujos filhos estão entrando agora na fase internet, não custa lembrar que o site da discovery é muito divertido e educativo. Fora que são os personagens que eles vêem na tv.

7- TURMA DA MÔNICA – http://www.maquinadequadrinhos.com.br/

Quem nunca leu uma estória da turma da mônica? Ou do cebolinha? Quem não tem o seu personagem favorito? Imagine criar sua própria estória e a ter publicado numa revistinha assinada pelo Mauricio de Sousa. Um sonho!!! Neste site as crianças precisam se inscrever (gratuitamente) para terem acesso a um banco de figura e montarem suas estórias. As melhores sao publicadas na revista.

8- SÍTIO DO PICA-PAU AMARELO – http://mundodositio.globo.com/

Se o seu filho tem mais de 5 anos e adora o Sítio do pica-pau amarelo, ele vai adorar mais ainda o site. Tem muitos jogos pedagógicos (raciocínio lógico, e agilidade) sala de bate-papo (com frases controladas), estante virtual com livros digitais de monteiro lobato. Infelizmente o melhor conteúdo é para assinante, mas mesmo se você não quiser fazê-lo, dá pra se divertir como visitante também…muito.

9- SENNINHA – http://senninha.globo.com/

Seguindo a trilogia : atividades + games + estórias. Essa é a base do site. E o diferencial está numa aba do lado direito com sessões do tipo: faça você mesmo, recorte e cole, mundo animal…muiuto legal.

10- SMART KIDS – http://www.smartkids.com.br/

A última indição traz algumas atividades de passatempo. É ótimo pra imprimir e levar na viagem, pra usar no avião, no aeroporto, no restaurante quando o tablet já está descarregado.

Tomara que a listinha seja útil pra você assim como é pra mim.