Brincadeiras transmitidas de pais pra filhos.

Que tal gastar um tempo com seus filhos ensinando brincadeiras que você brincava quando tinha a idade deles? fiz uma seleção das brincadeiras de outrora mais fáceis de brincar com muitas crianças reunidas, seja porque você tem mais de um filho, como eu, ou porque você resolveu juntar todos os amiguinhos na sua casa e fazer sua própria colônia de férias. vamos brincar?

1-  Bolinhas de Gude

Você encontra as bolinhas em lojas de brinquedo, em feiras-livre e até em alguns supermercados. Elas vem num saquinho com várias.  Tem muitas formas de jogar bolinhas de Gude. Se você tem um quintal com terra, esta é a minha preferida. Construa junto com as crianças um circuito com linha de partida e de chegada. Nesse circuito tem que haver montanhas e depressões, obstáculos (como pedrinhas), o circuito pode ser o tamanho que vocês quiserem (já leva um bom tempo brincar com areia e água – porque o circuito não pode ser de areia fofa- e já vale a brincadeira por si só. A “corrida” das bolinhas de gude é apenas a cereja do bolo.

Se as crianças forem mais velhas e você tiver uma área calçada (pode ser de areia também) dá pra brincar de triângulo. Você forma um triângulo com as bolas de gude. Dá uma distância para a primeira jogada. O objetivo é retirar as bolas do triângulo com “petelecos” sem deixar que a sua bola fique presa no triangulo. Portanto, desenhe o triangulo no chão para não haver dúvidas de onde sua bola não pode ficar. Ganha quem tiver mais bolas no final do jogo.

Existem muitas maneiras de brincar de bolas de gude. Você provavelmente tem uma diferente da minha…ou pode inventar.

2- Amarelinha

Já ensinou pros seus filhos a ter equilíbrio e pular com uma perna só? Então vamos lá. Você faz um circulo grande e escreve o nome CÉU. Depois, como uma escada, uma sequência, vai descendo um quadrado, dois quadrados, um quadrado, um quadrado, um quadrado e quantos você queria. Peça para cada criança escolher uma pedrinha. Assim como numa corrida, ela vai subindo a casa das escadas. Joga a pedrinha na casa 1. Então onde a pedrinha estiver ela não pode pisar. pula a casa 1, com um pé só e segue com um pé só pulando de casa em casa até chegar na casa com dois quadrados, ai ela pode pisar um pé em cada quadrado. E no céu também. Na volta ela faz o mesmo caminho e tem que pegar sua pedrinha com um pé só, sem colocá-lo onde a pedra está. Ganha quem fizer este processo todo sem colocar o pé na linha, o pé na casa que a pedrinha estiver e cuja pedra ande todas as casinhas ate chegar no céu.

3- Pular Corda

Ahhhh! Quem nunca brincou de pular corda? A brincadeira mais simples de todas, depois que você aprende. Porque até uma criança entender o “timing” de pular com as duas pernas e a corda passar por baixo…leva tempo.

Então…duas pessoas seguram a corda a rodam cantando uma música que traz outras dificuldades à brincadeira. O objetivo é pular a música toda e sair antes sem interromper a batida da corda. A música: ” um homem bateu em minha porta e eu abri, senhoras e senhores ponham a mão no chão. Senhoras e senhores pulem de um pé só. Senhoras e senhores dêem uma rodadinha, e vão pro olho da rua”. Nesta hora é a vez da próxima criança entrar na corda…

4- 7 pecados

Não se assuste com o nome se você não a conhece. Você precisará de pelo menos 5 crianças (ou participantes) para que a brincadeira fique animada e um espaço aberto para a bola não ficar presa no telhado…o que é péssimo. Uma criança jogará a bola para a outra intercalando as pessoas a cada palavra ” 7 … Pecados…de …. Fulano”. Na hora que a última criança estiver com a bola e disse o nome do Fulano ele joga a bola para cima. Todas as outras crianças correm pra longe da bola e o Fulano tem que pegar a bola antes que ela caia no chão. Quando ele pegar a bola ele tem que gritar “PARA”. E todas as crianças param onde estão. De posse da bola ele pode dar 7 passos e tentar acertar qualquer uma das crianças. Se ele acertar e  a criança não segurar a bola, a que foi atingida sai por uma rodada. Se ele errar ou a outra criança segurar a bola que ela jogou, ele sai por uma rodada.

E aí…que outras brincadeiras você me indica?