Que Relação Seu Filho Tem Com o Dinheiro: Empreendedor ou Empregado?

Você não pode determinar o futuro do seu filho, por mais que você queira. Não determinará a profissão ou onde trabalhará mas você pode ensiná-lo a lidar com o dinheiro desde pequenininho. E essa relação com o dinheiro pode ser de empregado ou de empreendedor. É você quem vai guiá-lo (não determinar, claro). Comecei a me questionar se aos 5 anos (idade que João fará) seria uma boa hora de começar a “dar mesada”. Obviamente, fui ler um pouco sobre isso, vi muita coisa, li muita coisa, ouvi muita coisa. Mas nada que me tocasse mais do que a apresentação de Cameron Herold no TED. Infelizmente não o encontrei legendado no Youtube ( e, infelizmente, não tenho habilidades de fazer a legenda), e por isso, resumo aqui o que achei de mais importante na palestra. Mas se você entende inglês, realmente vale MUITO a pena ouvir o que ele tem a dizer.

Palestra: Let’s Raise Kids to be Entrepreneurs. ( Educando crianças para serem Empreendedores) – Cameron Herold

Cameron Harold em Palestra para o TED

Lição 1- Descubra no que seu filho é MUITO BOM. Com certeza ele já é MUITO bom porque ele já gosta de fazer aquilo. Seja inventar histórias, pintar, tocar, sapatear, apresentar um trabalho. Se você puder, ofereça a oportunidade de ele ter um TUTOR que o desenvolva mais. Alguém que pode polir a habilidade que ele tem. Se ele gosta de espanhol, pra quê enfiá-lo na aula de piano?

Lição 2- As escolas já cumprem o papel de preparar seu filho para ser um advogado ou um médico. Eles nunca farão o trabalho de que seu filho pode ser um empreendedor (advogado ou médico). Ser um empreendedor é perceber a necessidade de alguém ou de alguma coisa e simplesmente resolver. Não simplesmente reclamar, mas ir lá e fazer.

Lição 3- Não ensine seus filhos a irem atrás de um ótimo emprego. Ensine que eles podem oferecer empregos a pessoas que aprenderam a ser ótimos empregados

lição 4 – Um Empreendedor não receberá pagamento certo todo mês. O faturamento muda. Por isso, não dê mesada. Ofereça a eles a oportunidade de escolherem o quanto querem ganhar considerando o trabalho que farão. Eles até podem negociar se acharem que o pagamento não é justo. Ensine-os a olhar a casa e ver o que precisa ser feito ( e não estamos falando aqui de tarefas como forrar sua própria cama ou limpar seu próprio quarto). Sabendo da necessidade eles voltam e fazem uma “proposta” de trabalho, que pode ser negociada, claro. Ou, você mesmo pode dizer o que precisa ser feito e eles decidem se querem, ou podem, fazer e negociam este pagamento.

Lição 5- O pagamento do trabalho realizado deve ser dividido em duas partes: 50% vai pra poupança no banco e lá ficará para o futuro. 50% ficará no seu “cofrinho” e ele poderá decidir o que quiser fazer com ele. Se vai gastar tudo em doce ou se vai juntar pra comprar outra coisa…a decisão é dele. O dinheiro que foi para o banco deve ser utilizado para multiplicação. Leve-os consigo quando for negociar se ele será investido em ações, tesouro nacional ou qualquer outro investimento que lhes renda lucro (médio ou longo prazo).

Lição 6- Não leia histórias na cama TODOS os dias. Leia 4 dias e deixe que os outros 3 dias eles mesmos criem a história. Você pode oferecer os objetos que precisam aparecer na história (balde azul, caminhão de lixo, escola, etc)  eles farão a conexão na história. Isto exercita sua criatividade e eles ficarão satisfeitos por criarem alguma coisa.

Lição 7 – Mostre para eles a diferença entre um bom e um mal serviço prestado. Não perca a oportunidade num restaurante, na portaria, na escola. Um funcionário ranzinza raramente prestará um bom serviço.

Lição 8- Não aceite remédios como solução para problemas de deficit de atenção, stress ou depressão. Atividades são ótimos remédios. Procure um Pedagogo.

Lição 9 – Ensine isso a seus filhos: Solução de problemas, Fazer perguntas, Ser criativo, Liderar outros, Aprender com os erros, como poupar dinheiro, Querer ganhar dinheiro, como vender, Pedir ajuda, Falar em público, Nunca desistir e ver soluções para problemas.

LIção 10 – Lembre-se do que você sonhou quando era criança. (Esse vídeo é o final da apresentação e ao menos ele está legendado).

Use o que considera bom pra sua família. Eu usarei.

 

Palestra no TED

http://www.ted.com/talks/cameron_herold_let_s_raise_kids_to_be_entrepreneurs.html