Sapatos + Pisadas Erradas na Infância = Problemas de Coluna no futuro

Cada pessoa tem seu jeitinho de andar. Uns de ponta de pés, outros pisando forte com o calcanhar. O que realmente importa é que a forma de pisar pode trazer dores na coluna e nos quadris. No seu caso, papai e mamãe, lamento informar que além das técnicas para aliviar possíveis dores de coluna (posturais, massagens, natação, alongamentos) o sapato para corrigir sua pisada, se esta for errada,  pode diminuir a dor, mas não vai mais corrigir a FONTE do problema. É…infelizmente não resolve mesmo. Mas o do seu filho até 5 anos, sim. Ortopedistas são unânimes que até os 5 anos de idade problemas de pisada de uma criança podem ser resolvidos e evitar possíveis problemas de coluna e quadril na adolescência.

São três os tipos de pisadas e você pode tentar decifrar a do seu filho observando o gasto da sola do sapato. Obviamente que uma observação precisa só o nosso amigo Dr.Ortopedista ou Fisioterapeuta  poderá dizer e será bom você levar seu filhote lá se ele começar a reclamar de dores nas costas ou nos joelhos depois de atividades físicas. Os tipos são:

Neutra – Se inicia do lado externo do  calcanhar e termina no centro da planta do pé. Os sapatos ficam gastos por inteiro.

Pronada – Começa do lado externo do pé e ternina no dedão. A sola do sapatinho ficará mais gasta na parte de dentro que na de fora.

Supinada – Vai do lado externo do calcanhar e termina no dedinho do pé. Este sapatinho ficará mais gasto na parte externa.

Tipos de pisada

Segue a explicação de um ortopedista também:

Tipos de pisada

Observe o sapato de seu filhotinho. Se você perceber um desgaste muito grande interno ou externo, leve-o no ortopedista. Existem muitos sapatos ortopédicos que podem ajudar seu filho e, em casos mais graves, as palmilhas corretos podem ser colocadas dentro dos sapatos. Consulte sempre um especialista.

Palmilha ortopédica

Agora, se o seu filhotinho está aprendendo a andar que tal você ajudá-lo a caminhar direito? Seguem algumas dicas para ajudar que a pisada seja desenvolvida corretamente.

1- Deixe-o andar descalço – Eu sei…pra alguns pais isso é praticamente impossível considerando o MUNDO de sujeiras que existe por aí. Mas posso te garantir: Água e Sabão lava quase tudo. E pediatras afirmam que crianças expostas a um certo nível de sujeira desenvolvem um sistema imunológico mais eficaz. O motivo de pisaram descalços é que o pé cria uma forma natural.

2- Calçado correto nos esportes- Se o seu filho já está na escolinha de futebol, volei, tennis, basquete, converse com o professor de educação física responsável pelos treinos. Só de olhar seu filho correr ele sabe te dizer qual é a pisada dele e qual o tenis certo que você precisa comprar para  corrigir garantir que o esporte vai ser só diversão e não trará sequelas futuras.

3- Ballet- Muito cuidado com as meninas que entram nas aulas de Ballet e passam a andar como “bailarinas” por aí. Pode até ser bonitinho no começo mas esse bonitinho pode custar muito caro para a saúde. Converse com elas e explique que até as bailarinas correm por aí como pessoas normais.Elas não são bailarinas o tempo todo, não é?

Agora é com vocês.