Atividades legais para quem ainda não vai pra escola (1-3 anos)

Se você tem um filho(a) que, assim como a minha Sofia, ainda não vai para a escola, definitivamente, essas atividades foram selecionadas para você.  Aqui abaixo estão 5 atividades práticas para crianças entre 1-3 anos (quando elas ainda não conseguem se concentrar por muito tempo ou ouvir instruções detalhadas com muita atenção). Se você clicar no nome da atividade em azul aqui embaixo será redirecionado para o site original (em inglês).

Agora, se você lê em inglês, sugiro que você se dirija à livraria mais próxima e compre os livros de Trish Kuffner (são muitos), eu seleceionei apenas um. São muitas atividades para serem feitas com crianças que ainda não vão para a escola ou para os que já estão na pré-escola. Vale cada centavo gasto!

Potinhos coloridos brilhantesSabe aquele velho pote (plástico) de maionese? (tem que ser tampa de rosca). Você vai simplesmente abrir, enchê-lo de água, um pouco de detergente, pingar umas gotinhas de corante e adicionar gliter (se tiver). Pronto! só entregar para seu filhinho. Ele passará um bom tempo examinando os pontinhos brilhantes…fazendo as bolhinhas aparecerem. E rolando o pote pelo chão da casa. 

Arco-íris de cores e brinquedos 

Se o seu filho ainda não conhece as cores muito bem e você gostaria de fazer atividades que o ajudassem a descobri-las, esta é uma que eu indico. Gostei muito apesar de considerar que, o ideal, seria utilizá-las para crianças com mais de 2 anos.

Primeiro pegue um papel grande (cartolina ou outro tipo maior) e desenhe um arco-íris dando espaço entre as cores.

Passo 1

Para cada cor do arco-iris que você desenhou ele(a) deverá trazer brinquedos ou objetos daquela cor e fazer a linha inteira.  Uma atividade simples e, caso você tenha mais de um filho, colaborativa.

Passo 2: 

Aprendendo formas e cores

Como vocês têm acompanhado por aqui, eu adoro atividades com pálito de picolé. Deve ser porque são fáceis de guardar. Essa aqui é muito simples. Você precisa de palitos de picolé, se possível, coloridos. Se não os tiver, peça pra eles pintarem. E velcro. Em cada pontinha do palito você acrescentará uma das partes do velcro, de forma que os palitos possam se juntar e fazer um desenho. daí é só ensinar o que você quiser: formas, letras, números… Muito legal.  Aqui em baixo algumas fotos do passo-a-passo.

Colagem com papel contato – Que tal você comprar um rolinho de papel contato ( em média R$ 5,00) e fazer colagem com ele? Você precisa apenas de uma superfície lisa e papel contato ( a parte que cola ficará para fora) e a criança fará disso seu quado/tela/espaço para artes. Você pode oferecer bloquinhos para eles, ou pedações de papel colorido  pra fazer uma colagem, por exemplo. Por um bom tempo eles terão uma atividade e você pode ajustar o objetivo de acordo com a idade. (bloquinhos, desenhos, etc)

Encaixando palitos de dentes – esta atividade foi desenvolvida por uma professora de educação infantil que percebeu que as crianças chegavam na escola com muita dificuldade para realizar atividades com uso de coordenação motora fina. É bem simples: uma caixinha (ou alguns) palitos de dentes + um recipiente com furinhos tipo uma queijeira para queijo ralado.  O objetivo é colocar os palitinhos no recipiente. Parece simples, mas pra eles, não é.

Colar de canudos – Se eles tiverem já tiverem condições de usar uma tesoura sem ponta peça pra cortarem canudos em uns 4 pedaços. Se forem coloridos, melhor. Depois disso é só entregar um barbante com a ponta endurecida. Para isso, você pode passar cola na ponta, é só pra facilitar o encaixe dentro do canudo.Depois do colar pronto, dê um nó.

Cupcakes de algodão – Da próxima vez que você for a um restaurante japonês lembre-se de pedir uns 3 hashis (palitinhos) pra criança, aqueles que têm um elástico na ponta. Se o seu filho tiver entre 1-2 anos talvez um pegador de macarrão ou de gelo seja melhor por ser maior. O material que você vai precisar: Bolinhas de algodão coloridas + forminhas de cupcake + hashi ( ou pegador. O Objetivo: Pegar as bolinhas com o hashi e colocar na forminha de cupcake.

Espero que vocês gostem das ideias e que alguma delas vocês possam usar. Se tiverem outras, testadas ou não, enviem o link aqui nos comentários pra todos nós. Adoraremos testar🙂