As 11 Melhores Atividades Para Dias Chuvosos

Há alguns dias fiz um post sobre atividades para brincar lá fora ( Se você não o viu, confira aqui. Mas algumas pessoas me lembraram que as férias são no inverno nordestino, ou seja, pode chover o mês inteiro o que impossibilita ir brincar lá fora por muitos dias. Para esses dias, que tal recorrer a uma dessas atividades indoor?

Que tal reutilizar pela segunda vez aquela caixa do supermercado que você trouxe as suas compras para casa? Caixas podem se transformar em qualquer coisa: carrinhos, obstáculos, trem, tv, cabana, piscina de bolinhas, geladeiras, fogões, casinhas, rampas…Ufa! Qualquer coisa que a imaginação, cola e papel colorido quiser.

foto do site: Ambrosiagirl.com

Que tal transformá-las em um robô? 

Foto do site: ambrosiagirl.com

ou ainda, dá pra fazer cenários para os brinquedos

Foto do site ambrosiagirl.com

E que tal fazer uma teia de aranha gigante com fita adesiva?  Enquanto você faz a teia de aranha eles preparam as bolinhas. A brincadeira é fazer todas as bolinhas ficarem grudadas na teia. Será que eles conseguem?

Boliche de garrafas pet é uma ótima idéia. Se seu filho tem mais de 5 anos você pode fazê-lo contar quantas garrafas ele derrubou na primeira jogada  e quantas ele derrubou na segunda e fazer a soma.  Se eles são pequenos, só em derrubar alguma garrafa é bem legal.

foto do site: comofazerartesanato.com.br

Um colar de canudos coloridos ou de macarrão é ótimo para exercitar a coordenação motora fina. Peça para que eles mesmos cortem o canudo em pedaços e depois mostre como devem fazer pra terem um colar.

Bola ao cesto é a brincadeira mais simples que eu conheço e eu fazia isso com meus alunos algumas vezes pra ver quem tinha o direito de responder uma pergunta nas brincadeiras. Em casa, qualquer cesto e jornal velho fazem uma brincadeira em dia de chuva. Seria bom estipular um concorrente, como, 10 bolas ao cesto em 1 minuto por exemplo.

Consiga uma figura fácil de ser copiada e ofereça ou um papel pra que ele desenhe ou bloquinhos (se for possível) pra que ele reproduza exatamente o que está na imagem.

foto do site handsonaswegrow.com

Essa eu já postei uma outra vez mas é tão legal que eu sugiro de novo aqui. Botões coloridos que devem ser separados por cores.

Foto do site handsonaswegrow

Que tal hockey em casa?  Restos de jornal, revista e fita adesiva preparam tudo. o barulho no corredor vai ser grande mas vai valer a pena.

Que tal fazer um circuito cheio de obstáculos. Segue uma lista traduzida do site fun.familyeducation.com

1- Engatinhar por baixo ou por cima de uma fila de cadeiras.

2- Engatinhar ou se arrastar por baixo de um cordão esticado entre duas cadeiras

3- Pular 5 vezes  pra dentro e pra fora de um bambolê  

4- Andar em cima de  um pedaço de madeira sem cair  

5- Correr equilibrando um saco de feijão na cabeça

6- Acertar argolas na garrafa (caso não encontre, minha sugestão é fazer essa atividade aqui de cima de acertar a bolinha de jornal no cesto)

7-  Fazer uma rodada de bola no gol ou de bater 5 x com a bolinha de ping-pong na raquete. 

8 – Um circuito pre-determinado de bicicleta (se você tiver espaço pra isso) 

9- Fazer cambalhota de um ponto para o outro (com segurança,daquelas que coloca a cabeça no chão. Pode ser em cima do tapete) 

10- plantar bananeira ou fazer uma estrelinha

11- Pular no lugar cantando uma musiquinha de pular-corda

12- fazer 10 polichinelos. 

E aí, cansou só de ler o circuito?  vamos sair do marasmo? Adapta aí. Faz a contagem do tempo (tem que completar o circuito em X minutos). Eles vão adorar.