50 ÓTIMAS IDEIAS PARA ENTRETER AS CRIANÇAS EM LUGARES PÚBLICOS – PARTE 1

Tem coisa melhor que ter amigos espalhados pelo mundo que fazem de tudo para melhorar sua vida em pequenos detalhes? Assim é a minha amiga-irmã Bruna que mora no Canadá e sempre que vê coisinhas assim, mimos, lembra que tem sobrinhos no Brasil e uma irmã que ela precisa socorrer à distancia (já que não pode ser presencialmente).  Não dividirei todas as ideias aqui com vocês porque algumas, como as adivinhas, não se encaixam com a nossa língua. Mas dividirei tudo que pode ajudá-las em viagens, restaurantes, longas esperas em médicos, etc. Qualquer lugar em que as crianças precisam ser distraídas, entretidas e,como que ao toque de mágica, usem uma capa mágica que as deixe invisíveis.

Prontos?! Vamos lá…

1- ITEM MISTERIOSO

Esconda um item misterioso em uma bolsa pequena, porta-níquel, guardanapo. Pergunte às crianças se eles conseguem adivinhar o que está escondido ali. Se ninguém conseguir descobrir, comece a dar dicas. A última delas é deixar que eles toquem o objeto.

2- BUZZ (para as crianças mais velhinhas e ligadas na matemática)

Os jogadores alternam a vez contando, começando  pelo número 1. Toda vez que um jogador chegar em um número divisível por 7 (ex.: 7, 14, 21) eles devem falar BUZZ ao invés do número. Se ele esquecer e falar o número, todos os jogadores precisam começar do número 1 de novo.

3- CONSEQUENCIAS

Será necessário utilizar uma folha. Cada jogador escreve uma contribuição para a estória, dobra e passa adiante. A sequencia para a estória é:

  • nome de um homem
  • nome de uma mulher
  • onde eles se encontraram
  • o que ele estava vestindo
  • o que ela estava vestindo
  • ele disse…
  • ela disse…
  • e no final eles…

Leia a história para eles no final.

4 – ADIVINHAS

Pergunta: Eu tenho buracos no meu corpo, em cima, embaixo, direita, esquerda e no meio. Mas eu ainda consigo reter água. O que sou eu?

Resposta: Uma esponja.

Pergunta: O que você pode pegar mas não pode jogar?

Resposta: Resfriado

5- SEMELHANÇAS

Pergunta: O que um fogão, um menino e um lobo tem em comum?

resposta: todos tem boca

6 – ATÉ O 100 (esse é um bom desafio pra adolescentes entediados)

Escreva os número de 1 a 9 de forma ascendente, explicando que o jogador pode usar os sinais de adição ou subtração 6 vezes entre eles de forma que o resultado seja exatamente 100.

Resposta correta: 1 + 2 + 34 – 5+ 67 – 8 +9 = 100

7 – JOGO DO NOME

Uma pessoa começa fazendo uma pergunta simples para as outras que devem responder com duas palavras. As duas palavras da resposta devem começar com a inicial dos nomes de quem está respondendo. Por exemplo, se a pergunto é ‘Qual é a sua comida preferida?’ A resposta de João Miguel pode ser “jiló ao molho” e a de Sofia Teixeira “Sopa de Tutano”

8 – DE A a Z

A primeira pessoa fala o nome de um menino(a) que comece com A, a próxima pessoa outro nome com B, e assim por diante. Caso alguém não consiga lembrar o nome em 10 segundos, ele deve pagar um mico/prenda.

9 -VINTE PERGUNTAS

Um jogador escolhe um assunto mas não revela o que é aos outros (ele pode escrever o que é em um papel para não have trapaças). Os outros jogadores podem fazer 20 perguntas cujas respostas sejam ‘sim’ ou ‘não’. Se o questionador descobrir a palavra ou  o assunto correto, ele será o jogador que pode escolher o assunto da próxima rodada.

10 – DETETIVE X ASSASSINO

Se você tiver papel disponível pode escrever os nomes ‘detetive, assassino e pessoas’. Se não, escolha o detetive e peça para que ele se afaste ou feche os olhos. Decidam quem será o assassino. O assassino vai assassinar as pessoas através de um piscada. o detetive terá três chances para descobrir quem é o assassino.

E aí, acrescenta mais? Teremos ainda a parte 2 na semana que vem. Volta aqui!