Grávida demais pra brincar: Ideias para divertir os rebentos no 3º trimestre da gravidez

 

Entrei no terceiro trimestre…da terceira gravidez! O que eu mais ouvi até agora? “Nossa como você é corajosa!”.

João, o mais velho com 6 anos, consegue ser facilmente entretido pelo pai. Sofia, com 3 anos, ainda exige muito de mim. E eu estou me preparando psicologicamente pra esses últimos três meses e um pouquinho…até porque, quem acha que uma gravidez dura nove meses está redondamente enganado. Dura 8 meses e um século.

Zapeando por aí encontrei um artigo num blog americano, o moving Smart Blog, com dicas para brincar com as crianças quando se está muito cansada nesse período gestacional. Gostei muito e divido aqui com vocês as que eu achei mais legais e úteis:

1- Carinhos e  Corrida – Quem não gosta de carinho nas costas? Sofia está na idade de aprender as letras então desenhar nas costas dela a letra pra ela tentar perceber que letra é, é bem legal. Se seu filho for mais velho dá pra brincar de corrida depois. Assim que ele identificar a letra, deve correr e pegar um objeto que comece com a letra desenhada. No caso de Sofia, eu preciso dizer qual o brinquedo que começa com essa letra e assim ela vai buscá-lo.

Detalhe: essa dá pra fazer deitada no sofá, na rede ou na cama!

2- Pé-com-Pé -Reza a lenda que os pés falam. E no nosso caso, falam inchando. Chegar em casa e colocar os pés maltratados pra cima é um dos prazeres das grávidas. Dá pra aproveitar esse momento que eles estão super felizes por chegarmos em casa e já interagir também. Que tal deitar no chão com o pé no sofá ou na cama com dois travesseiros pra elevar os pés. Seu pequeno ficará do outro lado e vocês colocarão pé-com-pé. E você pode conversar sobre o dia deles: ” o que será que esse pezinho fez hoje?” “será que ele chutou uma bola?” “andou de bicicleta?” ” Pisou na areia?”. Tantas coisas se pode descobrir enquanto se descansa…

 

3- Barriga Alicerce – A chapada vai demorar a voltar. Mas você pode ao menos fingir que ela é um bom alicerce para construção. Com os potinhos de massinha ou com aqueles blocos de empilhar ela(ele) pode fazer a mais alta torre que conseguir antes que a torre caia ou que o bebê chute.

4- Arte na barriga– Um desenho pro irmãozinho, com tinta guache…quem não adoraria fazer? Não esqueça de tirar fotos porque esse será o primeiro presente para o novo irmãozinho(a). Parece até bobo mas é uma ótima ideia das crianças participarem da gravidez.

5- A dança da luz – uma laterna, uma sala escura e tcharan! Eles podem brincar de pegar a luz, de encontrar objetos, de fazer sombras com a luz refletida na parede.

6- Vamos ao circo! – Senhoras e senhores! Respeitável público! Com vocês… meus artistas. Eles vão se equilibrar nas linhas da cerâmica como trapezistas, Saltar de lugares perigosíssimos como do braço do sofá e fazer malabarismos com bolinhas e brinquedos. Tudo o que a mestre de cerimônia mandar. Duvidam?

 

7- Um dia no zoológico- Hoje está muito frio no zoológico. Por isso o zelador não vai visitar os animais, ao contrário, os animais é que irão visitá-lo. Cada um vai escolher qual animal quer ser e eles imitarão os animais do zoológico, mas cuidado! Quando a neve cai muito forte ela congela, então se o zelador gritar: Muita neve! os animais têm que congelar do jeito que tiverem.

8- Lanche Surpresa- Antes de se sentar, colete na cozinha alguns lanches saudáveis e coloque num saco ou recipiente não transparente. Primeiro deixe-os cheirar, depois sentir e tentar adivinhar e, por fim, degustar. Quem será que adivinhou qual lanche era?

 

9- Beijo de borboleta na barriga– Deliciosa a sensação de ficar pertinho dos nossos filhos. Abraçar, acarinhar…Beijo de borboleta é uma forma de ficar bem pertinho e, ao mesmo tempo, de acalmá-los. Se você não sabe do que eu estou falando, beijo de borboleta é encostar os seus cílios no rosto do seu filho e piscar várias vezes, fazendo uma cócega deliciosa. Que ele pode fazer na barriga, pro irmãozinho(a) sentir a brincadeira também.

Depois disso tudo, estão todos de parabéns! Mamãe descansada, crianças felizes porque passaram um tempo de qualidade com a mamãe, se divertindo.

Agora levantemos pra fazer o Gagau da noite!